Buscar
  • Ana Luiza de Lima

Rolando os Dados

Atualizado: Mai 11

Como Analista de Marketing na Refinaria de Dados, lidando com a necessidade de aumentar o brand awareness e implementar um calendário de conteúdo que dê força à marca, mapemos a oportunidade de desenvolver um podcast que traz a conversa sobre análise de dados para o "mundo real".


Nesse sentido, o intuito do projeto é facilitar o entendimento do público sobre o uso de dados dentro das organizações e para isso a cada episódio traremos um convidado especial para discutir sobre o dia a dia do trabalho com dados em determinada área.


Para conduzir a conversa o financial advisor da RdD sugeriu Amanda Graciano, LinkedIn Top Voice, head de portfólio da iDEXO (Totvs).


Meu papel no projeto se estende desde a produção de pautas, direção, captação e edição do áudio bem como planejamento da divulgação e criação de peças.



EPISÓDIO 01


No primeiro episódio convidamos o CEO da Refinaria de Dados para começar a desmistificar o mundo dos dados. Aqui trabalhei com uma captação inloco utilizando uma mesa de gravação e um microfone específicos, porém o ambiente de gravação prejudicou bastante o som, que mesmo com edição mostrou ter uma baixa qualidade.


Decidi seguir com a publicação de qualquer forma, já que era o episódio PILOTO. O episódio teve uma repercussão interessante, já que não tínhamos um perfil no Spotify:


Para ouvir o episódio é só clicar aqui!


EPISÓDIO 02


Nesse episódio começamos oficialmente o projeto, nossa convidada foi a Mariana Alves, head de Digital Analytics da XP Inc.


A conversa foi bem legal, desenvolvi o roteiro com base em minha experiência em marketing digital, como conheço bem o setor e como trabalhamos com dados, sendo assim o roteiro busca explorar as possibilidades de como informações seja demográfica, de histórico de compras ou de idade, por exemplo, podem ajudar no direcionamento das campanhas e produção de conteúdo.


Para a gravação desse segundo episódio utilizei um software de captação que facilitou bastante a edição, como fizemos uma gravação remota, foi possível gerar um arquivo de áudio por participante, o que fez com que a qualidade do som ficasse melhor, tornando o episódio mais interessante.


Pensando em termos de divulgação agora, não obtivemos resultados como no primeiro episódio, talvez pela relevância da convidada nas redes sociais, ou pela repercusão do assunto.


Para ouvir o segundo episódio clique no botão ao lado:




EPISÓDIO 03


O terceiro episódio do Rolando os Dados tem foco na indústria farmacêutica, para isso chamei a Erica Camargo, uma consultora que trabalha no setor há mais de 20 anos.

A conversa foi muito bacana e conseguimos extrair muitos insights sobre o momento do Corona Vírus e sobre as demandas do marketing e da efetividade de força de vendas na indústria.


Nesse terceiro episódio sinto que houve um crescimento na qualidade do podcast, tanto pensando no processo de gravação e edição, a construção de roteiro também se tornou mais simples.


Para ouvir o terceiro episódio da série clique aqui.






19 visualizações
  • Instagram
  • LinkedIn

© 2020 The Reviewer Report