Buscar
  • Ana Luiza de Lima

DT | Case Scania

Visão Geral

Problema: O aplicativo do Scania Banco não considerava as boas práticas de interface e experiência do usuário, dificultando a navegação deste e automaticamente entregando um baixo engajamento dos usuários com a aplicação

Solução: Redesenhamos o aplicativo propondo um novo fluxo de funcionamento e pensando em uma interface friendly levando em conta as necessidades do usuário para entregar um app com maior capacidade de entrega e estimular a conexão entre usuário e marca.


Tempo: 6 meses


Minha Função: Participei de todo o processo de briefing inicial para definição das funcionalidades, após entender as necessidades da marca segui para a pesquisa com os usuários, para compreender como eles estavam lidando com o aplicativo e as funções que são realmente utilizadas, para assim desenhar um fluxo que facilitasse encontrar as informações.

Realizei as pesquisas por formulário e entrevista presencial com o grupo de usuários bem como análise de resultados, desenhei o fluxo de acesso do app e redigi os textos do aplicativo.

O desenho do aplicativo e o desenvolvimento do wireframe foi um processo feito junto ao Diretor de Arte, Eliabe Alburqueque. Fizemos todo o levantamento de funções e fluxos antes de iniciar a definição do layout, que foi completamente reformulado.


O Desafio

Identificar as necessidades reais do usuário para mapear os problemas de interação e engajamento. Transformar a experiência do usuário através de um aplicativo intuitivo e agradável de usar.


Pesquisa


Observando e identificando as necessidades

Aqui seguimos duas metodologias de pesquisa, realizamos o questionário online com clientes e publico interno. Em um segundo momento fizemos entrevistas em profundidade e teste de usabilidade com usuários específicos (ambos público interno, colaboradores Scania).


Os usuários que foram submetidos ao questionário estavam utilizando a interface inicial do app, a partir da qual eles foram questionados sobre a usabilidade: se os usuários conseguiam navegar pelo app, se eles conseguiam entender o fluxo de navegação e encontrar as informações que eles buscavam.



Insights & Personas


Conforme estabelecido anteriormente, desenvolvemos um questionário com intuito de analisar a usabilidade do atual aplicativo. Sem levar em conta toda questão do design nesse momento, focamos em criar perguntas que permitissem compreender o relacionamento que os clientes estabelecem com o aplicativo e se as funções disponibilizadas nele são completas e interessantes para os usuários.

O questionário compreende todos os processos dentro do aplicativo, desde o processo do download e instalação, set up e login, bem como levando em consideração o sistema de navegação do aplicativo, assim como as funções e informações disponibilizadas para acesso.


Ao analisar as respostas seguintes foi possível mapear algumas questões que podem estar causando entraves e desestimulando o uso do APP, bem como necessidades eminentes estabelecidas pelos usuários.

A partir da análise dos resultados da pesquisa avaliamos as possibilidades e definimos as personas ideais pensando em dois grupos distintos de usuários: os usuários finais, que seriam os responsáveis financeiros das transações, e os usuários intermediários, que são os próprios colaboradores do Scania Banco.


1) Fabiola Santos

Gerente de Vendas

Heavy user de redes sociais, Fabiola tem habilidade com aplicações mobile e precisa estar sempre conectada a seus vendedores para acompanhar as transações e entender o fluxo de vendas da sua concessionária.





2) Gilberto Oliveira

Dono de frota de caminhão

Jorge tem aproximadamente 55 anos e não possui destreza no manuseio de apps, embora tenha que se manter constantemente informado de suas transações no Scania Banco além de conseguir acessar informações de suas compras, emitir boletos e acompanhar os processos através do aplicativo, para ele, é importante ter um acesso simples, e "achar de forma fácil" as funcionalidades que precisa.



Brainstorming

Explorando ideias e oportunidades


Depois das sessões de brainstorming e desenhos de layout, definimos os recursos necessários a partir das seguintes necessidades:


· PREMISSAS

Redesenho da Experiência do Usuário

Novos guias e componentes visuais

Informações Personalizadas

Redesenho da jornada do usuário

Acesso simples

Engajamento na sessão

· REQUISITOS

Mobile app para Android e iOS

Integração com os serviços do Scania Banco

Sketching


Projeto Inicial de Interface:


Desenvolvimento de wireframes:



Design Final






11 visualizações
  • Instagram
  • LinkedIn

© 2020 The Reviewer Report