Buscar
  • Ana Luiza de Lima

BBB20: análise de público e engajamento

Atualizado: Mai 3

Para avaliar o possível ganhador do Big Brother Brasil 20 a Refinaria de Dados publicou um levantamento de engajamento das finalistas bem como uma análise de público, abaixo, segue o texto na íntegra.


Meu papel nesse contexto foi selecionar os dados que iriam compor o relatório, a busca aqui contemplou o alcance das postagens dos nomes das participantes, a análise de polaridade do discurso relativo à cada uma delas e também dados básicos de perfil dos seguidores das mesmas, com range de idade, renda estimada, marcas com as quais se relacionam, portais de conteúdo que consomem e outras personalidades públicas que seguem.


Ao receber os dados da equipe também é minha atribuição estruturar o storytelling da pesquisa, bem como montar as peças gráficas que você pode ver a seguir:



É notável o impacto que o BBB20 teve no consumo e comportamento com sua 20ª edição, além de chamar atenção pelo formato e integração entre a tradicional TV e as mídias digitais, o programa entrou no Guinness como a maior votação do mundo em programas.

Em nossa recente pesquisa (que analisou postagens a partir do dia 01 de Fevereiro) levantamos o alcance das participantes finalistas e os sentimentos relacionados às mesmas, entendendo aqui posicionamento positivo e negativo.

Os números falam por si, apenas Manu Gavassi conta com mais de 11 milhões de usuários únicos engajados, mas Thelma desponta com a menor porcentagem de comentários negativos registrados.

Entender o engajamento do público e sua reação é mais que necessário para entender posicionamento de marca, melhorar o engajamento e saber criar estratégias, haja visto o impacto que essas ações têm.

Para aprofundar um pouco mais, buscamos entender quem é o público de cada uma delas e com o que eles se relacionam, pensando em marcas, canais de conteúdo e outros influenciadores.

Partimos então da análise do alcance de cada participante, entendeno a polaridade dos comentários feitos sobre as mesmas.

O que isso quer dizer? Que todas as sentenças que mencionaram cada uma delas foi analisada a partir de um léxico de palavras que compreende se o posiciona


mento em relação ao nome é positivo ou negativo. Em algumas cirscunstâncias, quando não é posível inferir essa polaridade, a frase é marcada como neutra, e não computa em nenhuma das opções.

O alcance e polaridade dos comentários sobre as finalistas do BBB20 podem ser vistos abaixo:




O primeiro passo após levantar essa dimensão do assunto e de cada uma das participantes foi compreender o perfil das pessoas que estão engajadas, ou seja, partimos das redes sociais de cada uma para analisar que são as pessoas que estão ali.

Já falamos aqui no nosso blog sobre a importância de entender o perfil do público-alvo, esse estudo é crucial para determinar afinidades com marcas, conteúdos e consumo em geral.

Aqui vemos o perfil dos usuários relacionados à cantora e atriz Manu Gavassi.

Em uma leitura inicial é possível ver que são pessoas mais jovens e que não trabalham, sendo a maioria delas mulheres (79%), dentre asfiguras públicas relacionadas encontra-se em primeiro lugar a atriz Bruna Marquezine, que teve um posicionamento forte nas redes sociais durante o BBB20.



A análise de perfil de Thelma Assis já nos revela um público bem diferente, observe abaixo como alguns pontos se destacam ao compararmos os dados vistos acima com estes.

As marcas relacionadas e conteúdos consumidos trazem um novo perfil de consumo, bem como as figuras públicas relacionadas. É muito interessante comparar para compreender a diferença de posicionamento do público e de atuação das marcas que trabalham com frequência com influenciadores.




Por último vemos os usuários relacionados à Rafa Kalimann:



0 visualização
  • Instagram
  • LinkedIn

© 2020 The Reviewer Report